sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Secretário de Estado se reúne com liderança da Igreja em prol da Lei do Sábado


Cuiabá, MT… [ASN] O secretário de Esportes de Mato Grosso, Baiano Filho, se reuniu com líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Estado, para discutir a aprovação da lei que permite atendimento específico em provas e concursos a pessoas que alegarem motivo de crença ou religião. O pastor Charlles Britis, líder da Igreja no Mato Grosso, e o professor Henilson Erthal, diretor de Educação e Liberdade Religiosa, receberam o secretário no escritório administrativo da Igreja (AMT) no dia 20 de fevereiro, a convite da liderança da Igreja em Sinop, norte do Estado.
Durante o encontro, os líderes apresentaram ao secretário um projeto de lei que garante o direito constitucional de liberdade religiosa quando forem realizados concursos públicos aos sábados. A lei prevê que instituições educacionais, em qualquer nível, básico ou superior, públicas ou privadas, quando exigir trabalhos acadêmicos ou provas nas horas do sábado, respeitem a guarda do sétimo dia, considerado biblicamente entre o pôr-do-sol da sexta-feira até o pôr-do-sol de sábado.
A proposta será apresentada pelo secretário Baiano Filho aos parlamentares da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, que prometeu empenho e comprometimento para que o projeto se transforme brevemente em lei. O texto base para análise e implantação da norma no Estado foi retirado da lei já em vigor desde 2000 em Mato Grosso do Sul.
Na mesma ocasião, o pastor Charlles Britis solicitou estudos por parte do governo quanto à liberação de um canal de televisão em Sinop, a fim de que a TV Novo Tempo seja retransmitida naquela região em canal aberto. Baiano recebeu de Britis diversos materiais denominacionais, entre eles a obra de Ellen G. White “Vida de Jesus” e o livro missionário do ano “Sinais de Esperança”, de Alejandro Bullón.
O professor Henilson Erthal aproveitou a oportunidade para presentear o secretário de governo com a coleção dos livros de Ellen G. White voltados para Educação, material que norteia a filosofia de trabalho adotada nas Escolas Adventistas do mundo inteiro. Erthal considerou importante esse encontro a favor da aprovação da lei que já é uma realidade em diversos Estados do Brasil. [Equipe ASN – Paulo Mondego]

Nenhum comentário: